Tópicos

 

Como ler os documentos

Pode-se saber quando se chegou a um documento especifico quando o título ou a imagem da capa aparecerem no topo esquerdo da página. Nalgumas colecções aparece também o índice, enquanto noutras aparecerá apenas o número da página com uma caixa para seleccionar uma nova página e ir para a frente ou pare trás. No índice, o capítulo actual é apresentado a negro, e o índice é expansível.

O texto de cada secção aparece sob o índice. No final há setas que permitem avançar para a próxima secção ou recuar para a anterior

Abaixo do título ou capa há alguns botões. Seleccione expandir texto para ver todo o texto do documento actual. Se o documento for grande, isto poderá levar muito tempo e usar muita memória! Seleccione em expandir conteúdo para ver todo o índice. Seleccione em separar para abrir uma nova janela com o documento. (Isto é útil se quiser comparar documentos, ou ler dois ao mesmo tempo.) Finalmente, quando fizer uma pesquisa por palavras as mesmas serão destacadas. Clique em não destacar para retirar os destaques.

abre esta secção da biblioteca e visualiza o conteúdoAbrir esta prateleira
Abrir este documento e visualizar o conteúdofechar este livroAbrir/fechar este livro
Ver o documentoVer esta seção de texto
seção anteriorseção seguinteIr para a anterior/próxima seção
Mostrar todo texto, ou não
Expandir lista de conteúdos, ou não
Abrir esta página numa nova janela
Destacar termos pesquisados, ou não

 

Como pesquisar por palavras

Na página de pesquisa poderá fazer uma consulta com estes simples passos:

  1. Especifique os itens que quer pesquisar
  2. Diga se quer pesquisar por todas ou apenas algumas palavras
  3. Digite as palavras que quer pesquisar
  4. Seleccione no botão Começar pesquisa

Quando fizer uma pesquisa, os títulos de vinte documentos serão apresentados. Haverá um botão no final da página que apresentará os próximos vinte documentos. Lá encontrará botões para mostrar os próximos vinte ou voltar para os primeiros vinte, e assim sucessivamente. Para ver um documento seleccione o título de qualquer documento, ou no pequeno botão ao lado dele.

Podem ser retornados um máximo de 100 documentos. Pode mudar este número nas preferências no topo da página.

 

Termos de Pesquisa

Tudo o que digitar na caixa de consulta é interpretado como uma lista de palavras chamada "termos de pesquisa." Cada termo deve conter apenas caracteres e dígitos. Termos são separados por espaços em branco. Se aparecer qualquer outro caracter, como por exemplo pontuação, ele será usado como separadores de termos, tal como se fossem espaços. Não se pode pesquisar palavras que incluam pontuação.

Por exemplo, a consulta

Será processada como

 

Tipos de pesquisa

Existem dois tipos diferentes de pesquisa.

Podem-se usar quantos termos se quiser - uma frase completa, ou mesmo um parágrafo completo. Se especificar apenas um termo, ~ os documentos serão ordenados por frequência de ocorrência.

 

Abrangência das consultas

Na maioria das coleções podem-se escolher diferentes indices de pesquisa. Por exemplo, podem existir indeces de autores ou de títulos. Ou podem ser índices de capítulos ou parágrafos. Geralmente são retornados todos os documentos que verifiquem as condições de pesquisa, dependendo do índice.

Se os documentos são livros, os mesmos serão abertos no local apropriado.

 

Mudar as preferências

Seleccionando o botão preferências no topo da página, será possível mudar alguns aspectos da interface segundo as suas preferências.

 

Preferências da colecção

Algumas colecções incluem várias sub-colecções, as quais podem ser pesquisadas independentemente ou juntas, como uma única unidade. Nesses casos pode seleccionar na página de Preferências que sub-colecções incluir nas pesquisas.
 

Preferência de Língua

Cada colecção tem uma língua de apresentação por omissão, mas pode-se mudar para outra língua se pretendido. Pode-se alterar também o esquema de codificação usado pelo Greenstone para enviar a informação para o browser -- o software escolhe omissões normais, mas nalguns browsers podem-se obter melhores resultados visuais seleccionando outros esquemas de codificação. Todas as colecções permitem mudar da interface gráfica normal para uma interface textual. Esta opção é especialmente útil para utilizadores com problemas de visão, que usem fontes grandes ou sintetizadores de voz
 

Preferências de apresentação

Dependendo da colecção em causa, poderão existir opções que se podem definir para controlar a apresentação. As colecções de páginas Web permitem suprimir a barra de navegação Greenstone no topo de cada página, pelo que quando uma pesquisa os documentos encontrados aparecerão sem nenhum cabeçalho Greenstone. Para fazer outra pesquisa terá que usar o botão "back" do seu browser. Estas colecções também possibilitam suprimir as mensagens de avisos Greenstone quando seleccionar um link para fora da colecção da biblioteca digital. Nalgumas colecções podem-se controlar quaisquer links na página de "Resultados de Pesquisa" para ir directamente para a URL em questão, ao invés de ir para as cópias das páginas na biblioteca digital.
 

Preferências de pesquisa

Dois pares de botões permitem controlar a forma como o texto é interpretado na pesquisas. O primeiro grupo de botões ("maiúsculas/minúsculas) controlam quando se devem verificar maiúsculas ou minúsculas. O segundo grupo ("terminações de palavras") controla quando se deve ignorar ou não qualquer final de palavras. É espantosamente rápido como se pode pesquisa em grandes quantidades de texto.

Por exemplo, se os botões ignorar maiúsculas/minúsculas/i> e ignorar terminações de palavras estiverem seleccionados, a pesquisa

será tratada como

porque as letras maiúsculas em "African" serão transformadas para minúsculas, e os sufixos "n" e "ing" serão removidos de "African" e "building" respectivamente (os "s" serão também removidos de "builds").

Também se pode mudar para o modo "avançado" de consulta que possibilitará combinar termos usando AND (&), OR (|), e NOT (!). Isto dará resultados mais precisos. Seleccionando a opção de histórico de pesquisa recuperam-se as últimas pesquisas. Finalmente, pode-se controlar o número de resultados retornados, e o número de resultados por página.

 
_
Direzione Generale, Via della Pisana 1111, Roma-Bravetta 00163,